A eliminação das provas impressas, o alcance digital às provas de concurso público

Os dias das provas de concurso impressas podem estar perto do fim, a era digital está perto de alcança-las para substituir o bom e velho papel por computadores.

A equipe do Cespe/UnB, que pretende ser o pioneiro nessa área, vem estudando a inovação há quase três anos. A expectativa da Direção-Geral do Cespe/UnB é que, a médio prazo, a ferramenta para gerar provas em computador seja aplicada em concursos públicos.

Apesar da ferramenta para provas em computador utilizar-se da internet, o Cespe/UnB assegura tudo está sendo desenvolvido para contar com tecnologias avançadas que garantirão a inviolabilidade das provas.

Os testes feitos abrangem apenas a realização de provas objetivas, mas o intuito do Cespe/UnB é o desenvolvimento de ferramenta onde será possível realizar a aplicação das provas objetivas e discursivas em um mesmo computador.

Os benefícios da ferramenta desenvolvida pelo Cespe/UnB são: ausência de custos com transporte e impressão de provas, eliminação do papel com preservação do meio ambiente e a agilidade na divulgação dos resultados.

Você é a favor da novidade? Comente, curta e comente Direito dos Concursos!

Fonte: Jornal do Cespe nº 23, páginas 6 e 7.

Be Sociable, Share!